segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os sobrinhos do Tio Patinhas!


Acabei de me lembrar de uma passagem de meu carnaval deste ano. Achei que seria interessante registrá-la aqui na minha coleção de besteiras.
Estava em Ipanema com um grupo de amigos, que acreditem, não há no mundo companhia melhor que a deles, principalmente quando se trata de festa.

Depois de muitas e muitas térmicas vazias, minha bexiga implorava por uma válvula de escape. Anna Claudia e eu fomos ao banheiro. Na volta, não me pergunte o porquê, fomos andar na areia da praia. No meio deste passeio, conheci 3 meninos, deviam ter uns 10, 11 anos no máximo. Moradores do bairro de Olaria estavam sozinhos em Ipanema. Pegaram um ônibus entrando sem pagar pela porta de trás e foram brincar na praia, em um de dia de calor do carnaval.

Vou chamá-los aqui de Huguinho, Zezinho e Luizinho. Não! Na Verdade não se trata de sigilo de identidade, eu não me lembro mesmo o nome deles, meu teor alcoólico era extremamente alto para lembrar uma informação tão complexa.
Eles se aproximaram de mim para pedir alguma coisa, não sei se era um lanche, acho que era uma pipoca. Por exaustão ou por embriaguez, acho que as duas coisas, Anna Claudia e eu sentamos na areia e eles nos acompanharam. Comecei então a fazer mil perguntas sobre a vida daqueles meninos: Quantos anos vocês tem? Quem estuda? Cadê seu pai? E sua mãe? Por que estão aqui sozinhos?
As repostas eram praticamente as mesmas: 10, 11 anos; só um deles freqüentava o colégio; o pai morreu ou era alcoólatra; mãe idem ao pai; dois deles moravam com a avó; estavam sozinhos porque não devem satisfação a ninguém.

Depois de todas as perguntas e respostas, comecei um longo, e pra eles, chato discurso sobre a diferença que a escola faria na vida deles. Pedi que prometessem que voltariam a estudar, que não roubariam, que não sairiam de casa sem avisar seus responsáveis. Os alertei sobre os perigos de 3 meninos pequenos sozinhos em uma cidade grande... Huguinho e Zezinho prestavam a maior atenção em tudo que era dito, ainda mais depois que Tia Anna Claudia gastou seus últimos 2 reais pagando uma pipoca para os dois. Mas Luizinho corria a nossa volta, espantava pombos e me olhava com uma cara de desprezo, como se nada que eu falasse tivesse sentido. Então o chamei e pedi que sentasse que eu queria contar uma história. Contei a ele a história de algum garoto pobre que através dos estudos conseguiu muitas coisas na vida. Assim que falei isso Huguinho grita: Até um vídeo game tia? E eu respondi: Muito mais que um vídeo game! Zezinho abaixou a cabeça e triste falou: Eu não tenho vídeo game!

Os olhos de Anna Claudia lacrimejaram e escorreram lagrimas, ela me olhou fixamente e falou fungando: Eu também nunca tive um vídeo game!

Era pra ser um momento comovente, mas minha amiga tem o dom de arrancar gargalhadas de mim até quando deveria chorar.

Ela prometeu dar aos meninos um Nintendo que ela tinha em casa. Fiquei meio intrigada, porque ela tinha acabado de falar que não tinha vídeo game, mas quando ia esclarecer minha dúvida, fui surpreendida pela mão do arrisco Luizinho tocando meu ombro. Ele disse: Tia vem ver o que eu fiz!

Foi tão lindo de ver! Luizinho pegou diversos punhados de areia, levou para ciclovia e lá escreveu VIVIANNE, ele escreveu com um N só, mas tudo bem!

Dei um beijo neles, desejei sorte, pedi que pensassem em tudo que havíamos conversado e falei: Agora é melhor irem pra casa, já está tarde!

Eles ficaram gritando tchau pra gente, até sumirmos no meio das pessoas.

De repente, me veio na cabeça a dúvida do vídeo game, e logo perguntei pra Anna Claudia: Amiga não entendi nada. Primeiro você disse que nunca teve vídeo game, e em seguida promete dar um Nintendo que você tem em casa?

Anna Claudia me olhou e começou a rir: Nossa amiga como pude fazer isso!Iludi os meninos e prometi dar o vídeo game que a Bruna me emprestou! Hahaha

Infelizmente não é só um vídeo game que falta pra eles! É muito mais que isso, eles só precisam de atenção e carinho, que falta dentro de casa! Peço a Deus que cuide deles, e ao Estado que cumpra o direito que toda criança tem: A Educação!

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muito bom!!!
    q a Bruna não leia esse post!huahauahauhauah

    ResponderExcluir
  2. ingênuo e comovente, como sempre! adoro teus textos.

    ResponderExcluir