quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma roda viva...

Sinceramente acho um saco escrever sobre temas sérios. Ainda mais aqueles temas que estão em pauta e todo mundo tem um comentário fazer. Mesmo que seja um comentário totalmente sem critério.

Ainda não disparei em qualquer rede social, nenhuma vírgula que seja de tudo que tenho visto acontecer nessa cidade. Confesso que tenho assistido a tudo com uma ponta de decepção. Ver uma cidade tão linda, com pessoas felizes, acolhedoras, que gostam de trabalho e de festa, ser consumida por tiros, bombas de coquetel molotov, chamas, tráfico e corrupção, é no mínimo triste.

O que acontece agora é um reflexo de anos de descaso, má administração, roubalheira... Tiram dinheiro da educação para pagar viagens, festas e altos cargos e agora são obrigados a retirar quantias absurdas para transferência de presos para presídios de segurança máxima!
Chega a ser irônico! Gasta-se mais para manter um indivíduo preso, sendo que, para educá-lo saíria muito mais barato.

Tenho escutado e lido muitas frases que incentivam a morte de bandidos. Não vou discutir aqui o “sexo dos anjos”. Sei que há muitas pessoas pobres e sem oportunidade que correm atrás e conseguem um caminho melhor que o crime. Mas ter o crime tão próximo, te chamando, te seduzindo, te dando chance de ganhar todo o dinheiro que a sociedade em que vivemos nos estimula a conquistar, te dando status, te fazendo ser visto e ouvido... Todos esses fatores não favorecem que um menino pobre, sem estudo, sem orientação, com fome, comece a vender droga pra sobreviver? E depois disso o gosto pelo dinheiro e pelo poder só aumenta...

Se não morrem cedo, como muitos, eles serão presos, ainda crianças. Seria ideal que essas crianças fossem encaminhadas a um Centro de Recuperação. Um lugar onde teriam estudo, acompanhamento psicológico, amor, alimentação, saúde, higiene e acima de tudo Educação. Que a elas fosse dada a oportunidade de ler, de sonhar, de aprender.
Mas nossa realidade é tão diferente! Elas são encaminhadas a centros de Formação de Bandidos. Lá apanham, sofrem abuso sexual, passam fome, tem condições mínimas de higiene, e única oportunidade oferecida a elas é em algum comando, seja ele vermelho, roxo ou rosa.

Sei que muitos dirão: “é porque um vagabundo desses não matou ninguém da sua família”.
Opa, concordo! Acho que qualquer um que fizer mal a qualquer pessoa que eu amo, será foco de toda a minha raiva. Então que matem!

Mas me digam o que fazer com os outros milhares de meninos que estão sendo formados para o crime? Matamos também? Promoveremos então uma chacina em massa?!

Se permitem a minha opinião: incluam nessa chacina os políticos que roubam o dinheiro da educação, também os empresários que demitem um pobre coitado que tem 6 filhos pra criar. Incluam ainda alguns policiais que matam inocentes pelo simples prazer de sangue, incluam as pessoas que votam em políticos corruptos, incluam todos os que gostam de tirar vantagem, incluam os pobres de espírito que não ligam para o sofrimento alheio, incluam, incluam e incluam.

O problema é muito maior que matar bandidos. Trata-se de um problema enraizado, crônico.

Então punam os culpados, dirão outros!

A solução?

Montar um mega coquetel molotov explodir essa P#@$% toda e começar tudo outra vez...

2 comentários:

  1. Vish Vivi!!! Me parece que o "meia dúzia" hoje veio fervendo,hein?

    Então...Realmente a situação é bastante triste,uma cidade com tantas belezas e recursos como você mesma citou a pouco, não deveria estar passando por uma situação dessas.

    Eu também concordo plenamente que a solução está mais em uma política de educação do que em uma política de repressão!Isso é um fato... Porém Vivi, as mesmas pessoas que tem o poder ( e dever) de suprir o povo com educação, não o fazer por que sabem que povo educado não é povo bobo, e quando não se tem gente boba,pra roubar fica bem mais complicado.
    O único problema na parte do incluam,incluam,incluam... É que até essa "inclusão" não seria feita de forma correta,já que em tudo da-se um jeito aqui no Brasil e, a essa altura do campeonato já estão dando jeito até na morte! Só pra concluir... Um recomeço,como proposto,tipo a aniquilação para a reconstrução,a morte que prepara o renascimento pode ser uma atitude bastante radical,e também seria fruto de violência!
    Sugiro que no lugar do mega coquetel...Uma mega estrutura de reconstrução do sistema, que na realidade é o grande causador disso tudo!
    Adorei seu post...Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Franklin! Acredite, isso foi uma ironia! rs
    As pessoas clamam pela morte de bandidos, tenho escutado toda hora: "Bandido bom é bandido morto". Se isso é justiça, que seja feita direito. Matem, também, todos os outros bandidos... Os que não usam armas, que estão dentro de suas empresas ou protegidos em sua cobertura na Viera Souto, ou então no Senado, enfim!
    Violência com mais violência = sangue!
    Bjos
    Aposto na mudança pela educação, sei aonde ela pode nos levar

    ResponderExcluir