sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O amor sozinho não constrói...

Outro dia estava conversando com um colega no MSN e ele me disse que seus pais ainda são casados, o que hoje em dia é um verdadeiro milagre. Depois que Claudia Raia se separou não acredito mais em amor eterno.
Ta certo que um relacionamento para dar certo é preciso mais que amor, e sim muita, muita paciência.
No início uma toalhinha em cima da cama é charme, uma pasta de dentes abertas também. Molhar o banheiro todo depois que toma banho e deixar vestígios de barba por toda a pia é fofinho. Mas com o tempo até um “bom dia” torna-se motivo para morte. Talvez o amor não tenha acabado, mas a convivência diária faz com que você não suporte mais ficar ao lado daquela pessoa, e aí que entra a paciência. Entender que as pessoas têm diferenças, que pensam de formas opostas... E que a melhor forma de manter um bom relacionamento é ser flexível.

Mas há quem ache que as relações atuais são muito efêmeras. Eu acho. As pessoas se cansam muito rápido, querem opções, querem sempre novidade. E aí o tempo passa e quando se dão conta estão sozinhas.

Sou freqüentadora esporádica (juro que é esporádico) de alguns botequins que tem entre seus clientes assíduos, velhos casados ou não, barrigudos, fumantes e sem saúde.
Quando olho para os casados fico tentando imaginar a esposa. E quando a imagino sinto uma pena. Ela em casa, sozinha, vendo TV ou fazendo o jantar. Enquanto o velho bêbado está ali, jogando, fumando e cantando as ninfetinhas que passam pela calçada. Mas aí uma luz me ilumina e eu repenso a pena que sinto. Ela quer mais que ele fique no bar, e que volte bem tarde, de preferência quando ela já estiver nos braços de Morfeu. Imagina ter que aturar aquele velho chato, fedendo a pinga e falando varias merdas. Melhor aturar o Toto e a Dona Gema, com aquele sotaque mal acabado que eles inventaram! Falta pouco para o fígado dele estourar e ela colocar a mão em sua pensão, então ela aguarda.

Opa! Mas não falei o que penso quando olho para os velhos solteiros solitários. A maioria deles gosta de menininhas, os que têm grana conseguem, os que não têm ficam na solidão mesmo. Mas deles eu realmente sinto pena. Chegam em casa sozinhos todos os dias, bebem mais, colocam algo no microondas, partem para seus lençóis e roncam a noite toda.
Não sei como conseguem viver tão sozinhos. Eles dizem que adoram, que mulher só trás problema, mas acho que no fundo sofrem. Viver sozinho é chato. Sempre é bom ter alguém para você compartilhar seu dia, sua vida, seus sonhos. O problema é quando você deposita seus sonhos e sua vida nas mãos de outra pessoa, achando que ela lhe guiará sempre, e lhe dará a felicidade constante.

É difícil dizer o que se espera de um futuro relacionamento. Diversas vezes você idealiza a pessoa perfeita, e de repente, se apaixona pelo primeiro imbecil que aparece.

Mas temos que manter pelo menos um nível de seleção, até porque, é com essa pessoa que você dividirá sua vida, ou pelos menos alguns meses.
Uma vez ouvi que as pessoas deveriam se casar com a pessoa que elas gostem de conversar, porque depois de um tempo é somente isso que farão.

Mas quando você começa a imaginar um companheiro ou companheira, no que você pensa?
Um pouco de beleza né?! Se não for bonito (a) que tenha pelo menos uma química muito forte entre os dois, porque isso ajuda muito.
Inteligente! Pra muitas pessoas esse quesito não é importante, mas pra mim é o primeiro deles. Não quero conversar sobre Sócrates, Einstein, Marx e Rousseau, o dia todo. Mas não vem com “concertesa” pra cima de mim não! Por favor!!!!
Senso de humor é necessário também, de preferência que entenda ironias.
Mas há virtudes que faltam em todas as pessoas, inclusive em mim, para se conseguir um relacionamento duradouro. Falta companheirismo, falta ouvir mais, falta “vestir a camisa” de equipe e não ser tão egoísta.
Pensamos tanto em nós mesmos, nas nossas necessidades, desejos e realizações, que nos esquecemos de pensar se a pessoa ao nosso lado, aquela que nos ama, também está satisfeita, também concorda....
O amor pode ser o maior do mundo, mas ele sozinho não constrói.

2 comentários:

  1. o amor sozinho não constrói msm!O título já diz tudo...

    Vale ressaltar uma pequena obs para :"Diversas vezes você idealiza a pessoa perfeita, e de repente, se apaixona pelo primeiro imbecil que aparece".
    Isso é batata!rsrs

    ResponderExcluir
  2. SUPER CONCORDO!
    O FATO DE A AMAR B E B AMAR A, NAO GARANTE FELICIDADE PRA NINGUEM.

    ResponderExcluir