quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sessão Nostalgia

Estava eu ontem no ônibus, voltando para casa e de repente me veio à cabeça uma música da época da minha infância:
 “Não quero cenouras, ervilha ou rabanete, para enfeitar meu ramalhete...”
 Um trecho da primeira música cantada no Filme/ Musical “A Princesa e Gnomo”. Desde então comecei a lembrar de muitos outros filmes, séries e desenhos que fizeram parte da minha infância. Mesmo grande parte disso sendo lixo cultural, todos estão dentro da minha caixa de nostalgias!
A música que coloquei aí em cima não saiu mais da minha cabeça, cantarolo o tempo todo (não queiram me ouvir cantar, é um castigo até pra mim).
 Engraçado esse negócio de cantar, né? Quando a gente está cantando, por mais que seja desastroso, até que soa bem aos nossos ouvidos... Por exemplo: acho que eu arraso cantando as músicas da “Bela e Fera”, alguém sabe alguma? Faço as vozes da Bela, da Fera e do Gaston! Decorei todas as músicas de tanto assistir ao filme. 
“Ohhh ele está mudado. Claro que ele está longe de ser, um príncipe encantado, mas algum encanto ele tem, eu posso ver...”
“A dama e o vagabundo” também rodou muito em nosso vídeo cassete. Aliás, foi deste filme que veio o nome da minha primeira cadelinha a Lady (que ela esteja em paz). Aluguei esse filme pela ultima vez aos 08 anos, mas quando coloquei a fita pra rolar, apareceu uma vagabunda, não o vagabundo... O cara da locadora colocou um filme pornô no lugar do meu desenho! Rafael me jogou pra fora da sala e convidou João Felipe e um amigo para assistirem ao filme.
 Mas voltando aos filmes infantis:
Alguém sabe me responder o porquê de uma criança assistir 10, 20, 30, 100 vezes a mesma coisa sem cansar? A tal ponto de saber decorado as falas, as músicas, ter toda a cena na cabeça. Ou será que este é um problema individual meu? Teria sido eu uma criança problemática e hiperativa a tal ponto, que quando me interessava por alguma coisa assistia incessantemente por um milhão de vezes?
 Tenho na memória os filmes que meu pai era obrigado a alugar todos os dias. Na verdade ele só passava na locadora para renovar a fita e não pagar multa.
“Chico Bento Oiá Onça”, acho que esse é um dos clássicos da minha infância! Seguido pelos já citados “A Princesa e Gnomo”, “Bela e Fera” e “A dama e o vagabundo”.
 Não menos assistidos foram: “Lua de Cristal”, sei as falas da Xuxa até hoje.
 A mãe dela perguntava: “Você quer cantar na festa da escola Maria da Graça?” E ela respondia: “Quero!” Emocionante! Mas tadinha, nunca conseguia... Ela morria de medo de cantar, no fundo ela devia saber que era um desastre!
  Xuxa em sua aula de canto: Sefuxipá, sefuxipá, sefuxipá...
 Ela cantou Bem-te-vi e o professor disse que ela tinha uma linda voz! Devia ser por isso que eu pensava que cantava bem! Porque, sem sombra de dúvidas, eu cantava Bem-te-vi melhor que ela!
 Nesta super produção, contamos com ilustres participações de Duda, Serginho Malandro, Paquitas e Paquitos, além dos nada saudosos Miquinhos Amestrados!!! Alguém lembra?
 A maior loucura desse filme é o Serginho Malandro em uma motocicleta caindo aos pedaços, entrando no Túnel e saindo na praia, vestido de príncipe em um cavalo branco! Se bem que é páreo duro pra cena que a Xuxa canta e a plantinha solta uma fruta que parece um mamão ou seria maracujá? Quanto apelo lúdico!
E “Super Xuxa Contra o Baixo Astral”???  Eu chorava, queria o Xuxu de volta a qualquer custo!
Alto astral tudo é lindo! Alto astral tem um sorriso, alto astral ilumine o meu cristaaalll!!!! Ou, ou, ou, ou, ou, ou, ou, ou
Tirando é claro a lagarta Xica, que aqui pra nós, nada mais era que um pênis travesti!
“Casamento dos Trapalhões” eu curtia muuuito!!! Nunca entendi como o Dede e o Didi davam aqueles mortais e cambalhotas, mas João Felipe e eu sempre imitávamos a apresentação que ele fizeram no filme na varanda lá de casa.
 E “Sonho de Verão”??? Adorava!!! Ainda mais na parte da música: “Chiquito quer ser meu paquito me diga que sim!!!”  Pensando bem a história não tinha o menor nexo!
“Deu a louca nos monstros”! Um clássico do terror infantil! De lá surgiu a idéia de montar nosso Clubinho dos Monstros! Só entrava quem conseguisse pegar 5 tanajuras!
 Chaves e Chapolim pra sempre! Sem pra palavras pra descrever um seriado que me arranca profundas gargalhadas até hoje! E afirmo: quem não gosta ou não acha graça, não conhece nada de humor!
 Não posso falar em série sem lembrar de “Punky, a levada da breca”: Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece, Punky, deixo pra fazer resolver só pra ver o que acontece, Punky, a menina que ilumina, toda vez que a gente vê, ainda tenho muito que aprender com você!!! Um jeitinho que amolece um coração de ferro...
Me digam, por favor, só eu sei cantar essas músicas???? Devo ter algum problema!!!
 Só para registrar, o meu pra sempre herói: cavalo de fogo! Sim, eu sempre quis ser a Princesa Sara!Me levem pra Darsham!!!
Pra fechar, não poderia faltar o meu preferido, clássico dos clássicos da Sessão da Tarde: “Elvira a Rainha das Trevas”. Juro que ainda vou descobrir como ela fazia aquela chacoalhada com os peitos!
 Ta certo que a maioria das coisas que eu assisti na infância não eram assim tão pedagogicamente corretas. Aliás, Xuxa é o que há de menos pedagógico no mundo!
Mas mesmo o mestre dos magos sendo do mal, mesmo que a rainha dos baixinhos tenha bombando na pornôchanchada, mesmo que o Bozo tenha cheirado toda a cocaína do mundo... Tenho saudade desse lixo que eu consumi e por isso hoje divido tudo isso com vocês!

2 comentários:

  1. Confesso que faço Sefuxipá as vezes! Assisti a todos os filmes que você falou, mas me diz... você já viu Os Goonies? Marcou minha infância!
    Beijos... me fez lembrar a minha infância!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que lembrou do chico bento oia onça,acho que fiquei pobra de tanto alugar aquela fita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir